Primeira Sede Provisória
(Rua Voluntários de São Paulo com Tiradentes)
Por Fernando Marques
fernandomarquesalves@yahoo.com.br

Na data de 29 de Março de 1920, às 19h (dezenove horas), na residência do Sr. Capitão Francisco Perroni, na cidade de Rio Preto, vários empresários, políticos e pessoas influentes da sociedade de nossa cidade se reuniram com fim especial de realizar um “raid” automobilístico desta cidade à capital do Estado de São Paulo, em homenagem ao então eleito presidente do estado, o Dr. Washington Luiz.

Previamente convidados pelo Dr. Arlindo Carneiro, ilustre advogado e sócio da Sociedade Industrial de Automóveis Bom Retiro, de São Paulo, estavam presente os Srs: Dr. José Nogueira de Noronha e Manuel Jorge de Medeiros e Silva, presidente e Prefeito da Comarca Municipal, Francisco Leal, Dr. Arlindo Carneiro, Capitão Francisco Perroni, Raul Silva, Dr. João A Fleury, Dr. Alceu Assis, Dr. Fernando Gomes, Coronel Osvaldo de Carvalho, Capitão José Musegante e Antonio A Botelho. Por aclamação foram nomeados os Srs. Dr. José Nogueira de Noranha e Raul Silva, presidente e secretário da assembléia.

Após várias reuniões e discussões, uma nova assembléia foi realizada em 13 de maio de 1920 pelos promotores do raid automobilístico Rio Preto – São Paulo.

De acordo com a convocação feita pelo presidente da última assembléia realizada e publicada pelo jornal local “O Município”, compareceram na noite, na sede do Rio Preto Sport Club, gentilmente cedida pelo Dr. Lafayette Salles, o meritíssimo Juiz de Direito da Comarca, além dos primeiros participantes da primeira assembléia, várias autoridades e pessoas de influência na região. Entre eles o Dr. Presciliano Pinto de Oliveira, Coronel João Braga, Dr. Clóvis Botelho Vieira, Belmiro Gomes, pelo jornal local “A Ordem”, Attilio Ognibene pelo jornal representando a “The Goodyear Fire Co.” e o Major Eloy Baptista, proprietário da Agência Ford nesta cidade.

Após vários debates chegaram à conclusão de que não deveriam realizar o raid, devido a intransitabilidade da estrada que ainda não comportava uma importante excursão automobilística. Discutidas depois várias propostas e idéias, ficou finalmente resolvida e aprovada a constituição de um Clube Automobilístico.
Passando-se à segunda parte da ordem do dia, fica declarado fundado na data de 13 de Maio de 1920 o “RIO PRETO AUTOMÓVEL CLUBE”, e eleita e empossada a sua primeira diretoria:

• JOSÉ NOGUEIRA DE NORONHA
Presidente

• OSVALDO DE CARVALHO
Vice-Presidente

• RAUL SILVA
Secretário

• JOSÉ MUSEGANTE
Tesoureiro

• ARLINDO CARNEIRO, FRANCISCO LEAL E EUGÊNIO FRANCISCO DE CAMARGO
Diretores Esportivos

VOCÊ SABIA?

Que quatro ex-presidentes do Rio Preto Automóvel Clube foram prefeitos municipais de nossa cidade?

São eles:

• José Nogueira de Noronha
• Joaquim Nunes Coutinho Cavalcanti
• Mário Valadão Furquim
• Ernani Pires Domingues

E o ex-presidente Dr. Theotônio Monteiro de Barros Filho foi ministro da Educação e Cultura do Governo João Goulart entre 1963 e 1964.

Aguardem estaremos incluindo mais assuntos.